O governo do Presidente Biden lançou as parcerias para infraestrutura e investimentos globais, denominado Partnership for Global Infrastructure and Invesment, com foco em países de renda baixa e média.[1]Anteriormente, o programa era denominado Built Better Back.
Um dos objetivos é mobilizar o capital de firmas privadas norte-americanas para investir em infraestrutura em outros países, inclusive em redes 5G e 6G, conectividade digital, mudanças climáticas, saúde e segurança à saúde.[2] É um programa de política externa do governo norte-americano para promover a exportação de investimentos de empresas norte-americanas em infraestruturas. Participará deste programa o Banco EXIM, focado em exportações e importações. O assessor presidencial para assuntos de segurança nacional apresentará relatórios com recomendações para o fortalecimento da competividade dos Estados Unidos no desenvolvimento da infraestrutura internacional e melhorar a coordenação entre as diversas agências internacionais em relação ao tema. É uma iniciativa para se contrapor ao programa da China Belt Road Iniciative, o qual é integrado pelo Belt Road Digital.
Estados Unidos e China disputam a liderança internacional e buscam ampliar a influência sobre os mercados mundiais. Por isto, a rivalidade entre programas de investimento em infraestrutura como um mecanismo de ampliação de seu softpower perante os demais países. Dentre as áreas de competição estão as redes de comunicações 5G e 6G. A infraestrutura de conectividade digital é, portanto, alvo da disputa entre Estados Unidos e China e a projeção de sua política externa.
O Brasil se adotar uma política geoestratégica poderá extrair vantagens em negociações internacionais com os dois países, a fim de atrair mais investimentos em infraestruturas de conectividade digital.
** Todos os direitos reservados, não podendo ser reproduzido ou usado sem citar a fonte.
Ericson Scorsim. Advogado e Consultor no Direito Regulatório das Comunicações. Doutor em Direito pela USP. Autor dos livros Jogo Geopolítico das Comunicações 5G: Estados Unidos, China e o Impacto no Brasil e Geopolítica das Comunicações (2ª ed), edição autoral, Amazon, 2020 e 2022.
- Ver: White House. Memorandum on the Partnership for global infrastructure and investment, June 26, 2022.
[2] Ver: White House. Memorandum on the Partnership for global infrastructure and investment, June 26, 2022.
Crédito de Imagem: Oil & Gas 360