Ruídos excessivos, desnecessários e abusivos e a poluição ambiental sonora de equipamentos de jardinagem defeituosos, ineficientes e insustentáveis ambientalmente causam a degradação da qualidade ambiental residencial e a qualidade ambiental urbana. O uso irresponsável e abusivos destes equipamentos causa lesão ao Direito ao ambiente limpo, saudável e sustentável, livre de ruídos excessivos, desnecessários e abusivos.
Estes ruídos excessivos causados pelo uso de equipamentos de jardinagem, tais como: sopradores de folhas, podadeiras, roçadeiras, cortadores de grama, motosserras, causam danos à saúde ambiental, saúde fisiológica, saúde mental, e comprometem o bem estar ambiental e auditivo e conforto ambiental e auditivo.
Por isto, a Associação Monitor Ambiental Antirruídos apresentou proposta de projeto de lei para a cidade de Curitiba para proibir o uso de equipamentos com vícios de qualidade, ineficientes acusticamente e insustentáveis ambientalmente.
O objetivo é incentivar o padrões de qualidade ambiental acústica, sustentabilidade ambiental acústica, educação ambiental sonora e inovação tecnológica, respeitando-se o princípio da ecoeficiência ambiental acústica de em equipamentos, máquinas e ferramentas, na prestação de serviços de jardinagem e limpeza.
Apoie a proposta de projeto de lei divulgando-o nas redes sociais e encaminhando mensagens para o prefeito e vereadores.
Baixe o arquivo PDF do Projeto de Lei.