Condomínios, residências, estabelecimentos comerciais utilizam lavadoras de alta pressão para limpeza de áreas externas, como calçadas, quadras esportivas, piscinas. Porém, estas máquinas são consumidoras de imensos volumes de água, gerando desperdício deste recurso não-renovação. Além disto, estas máquinas geram ruídos excessivos, desnecessários e abusivos. Assim, para garantir a sustentabilidade ambiental, é necessária a educação ambiental para o uso responsável das lavadoras de alta pressão em condomínios, residências e estabelecimentos comerciais, entre outros lugares.
É necessário promover condutas sociais e sustentáveis, comprometidas em evitar o consumo excessivo de água e o desperdício de água, bem como em impedir a degradação da qualidade ambiental sonora do ambiente residencial, ambiente urbano e ambiente de trabalho.
Seria interessante uma política ambiental com a instituição de taxas ambientais para incentivar o uso responsável de água, evitando-se o desperdício e seu consumo excessivo.
Por isto, a Associação Monitor Ambiental Antirruídos apresentou proposta de projeto de lei para a cidade de Curitiba para promover o uso responsável das lavadoras de alta pressão consumidoras de intensos volumes de água.
Busca-se incentivar padrões de qualidade ambiental, com o consumo sustentável e responsável de recursos ambientais escassos, como é o caso da água, bem como padrões de qualidade ambiental acústica, de livre de ruídos excessivos, desnecessários e abusivos.
Apoie a proposta de projeto de lei divulgando-o nas redes sociais e encaminhando mensagens para o prefeito e vereadores, solicitando a sua respectiva aprovação.