Categorias
Artigos

Brasil está na posição 54ª no ranking global de inovação em 2022

27/10/2022

O Global Innovation Index 2022  classifica o Brasil na posição  54ª  (cinquenta e quatro) em inovação.[1]  Este ranking é produzido pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual.  As métricas avaliam os investimentos em ciência e tecnologia, o progresso tecnológico e a adoção de tecnologias e o impacto socioeconômico. Também, o ranking mede as instituições, o capital humano e pesquisa científica, as infraestruturas, a sofisticação do mercado, a sofisticação dos negócios, os resultados do conhecimento e das tecnologias aplicadas, os resultados de inovação. 

No ranking de clusters de inovação. São Paulo aparece na posição 71ª (setenta e um) posição no ranking de 100 (cem) cidades. A inovação na economia é um fator de medição do desenvolvimento de um país.  É evidente que o Brasil está pessimamente classificado em inovação, algo que afeta sua competividade internacional. Sem investimentos em ciência, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, dificilmente o país conseguirá competir com outros países, sequer de tornar-se o líder em algum setor da economia.  Indústria, comércio e serviços carecem de investimentos de inovação.

A título ilustrativo, Estados Unidos e China disputam a liderança global. Apesar de todas as diferenças, há um ponto de comum, investimentos intensos em pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, bem como investimentos em educação nas áreas de ciência, tecnologias, engenharia e matemática. O Brasil somente avançará em sua a competividade internacional de sua economia se priorizar a ciência e as tecnologias e formação de talentos, tornando-se de fato e de direito um país inovador e líder em algumas áreas. A tecnologia  de 5G  e a instalação de ecossistemas de 5G possibilitará diversas oportunidades, em diferentes setores, desde o agronegócios, indústria, medicina e saúde, óleo, gás e energias, cidades inteligentes, entre outras.   

** Todos os direitos reservados, não podendo ser reproduzido ou usado sem citar a fonte.

Ericson Scorsim. Advogado e Consultor no Direito Regulatório das Comunicações, com foco em infraestruturas, tecnologias, telecomunicações e mídias. Doutor em Direito pela USP. Autor do livro Jogo Geopolítico e Tecnologias de Comunicações 5G: Estados Unidos e China – Análise do impacto no Brasil e os desafios, riscos e oportunidades, edição autoral, Amazon, 2022.

Crédito de Imagem: ABTRA


[1] Ver: Global Innovation Index 2022. What is the future of innovation-driven growth, 15 th edition. Soumitra Dutta, Bruno Lanvin, Lorena Riversa Leon e Sacha Wunsch-Vincent, WIPO: World Intelectual Propert Organization

Ericson M. Scorsim

Advogado e Consultor em Direito da Comunicação. Doutor em Direito pela USP. Autor da Coleção Ebooks sobre Direito da Comunicação com foco em temas sobre tecnologias, internet, telecomunicações e mídias.